Especialistas em Retina

Conheça os principais problemas que afetam a retina e seus respectivos tratamentos.

O que é e o que faz a retina?

A retina é uma camada de células responsáveis por traduzir as ondas luminosas que chegam ao olho em imagens. Localizada na parte de trás do globo ocular, a retina é bastante fina e insubstituível, fazendo com que qualquer dano seja irreversível.

Doenças de retina mais comuns

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A idade avançada atinge a mácula, que fica na parte central da retina, prejudicando a visão central e a percepção de detalhes.

Retinopatia diabética

Em quem apresenta quadro de diabetes, a alta taxa de glicose no sangue pode afetar os vasos sanguíneos do globo ocular.

Retinopatia hipertensiva

Ao longo do tempo, a pressão sanguínea elevada por conta da hipertensão provoca entupimento e rompimento dos vasos sanguíneos da retina.

Doenças relacionadas à miopia

Em pessoas com grau muito alto de miopia, o formato do olho se torna mais alongado e a retina fica mais fina e frágil.

Descolamento de retina

Pode ocorrer por conta impactos muito fortes na região do rosto ou por lesões hereditárias. Se não tratadas, podem ocasionar o descolamento da retina e consequentemente, a perda da visão.

Buraco Macular

Doença que acomete a mácula, na região central da retina. A partir disso, a pessoa vê uma mancha na parte central que impede que ela veja com nitidez os detalhes mais importantes de uma imagem.

Distrofias Retinianas

São doenças hereditárias que evoluem com a degeneração dos fotorreceptores (cones e bastonetes). Atingem ambos os olhos e causam baixa visual que pode variar de intensidade de acordo com o tipo e estágio da distrofia.

Uveítes

São inflamações da parte mais vascularizada do olho, chamada úvea. A úvea compõe-se da íris (parte colorida do olho), do corpo ciliar e da coroide.

Tratamentos disponíveis

Boa parte dos danos causados à retina ocorrem por obstrução nos vasos sanguíneos dos olhos, exigindo procedimentos cirúrgicos, como:

sem-fundo

Fotocoagulação a laser

Consiste na aplicação de um feixe de alta potência do laser, que visa cauterizar os capilares (pequenos vasos sanguíneos), inibir o crescimento de novos vasos sanguíneos e aumentar a aderência entre a retina e a coroide para evitar o seu descolamento. Indicado para tratamento da retinopatia diabética, obstruções venosas e roturas ou rasgaduras da retina, entre outras.

sem-fundo

Injeções Intravítreas

Atualmente uma das técnicas mais utilizadas e eficazes para o tratamento de diversas doenças da retina. Consiste na aplicação de medicamentos dentro do olho do paciente. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com o paciente sob anestesia local ou tópica, por colírios anestésicos.

sem-fundo

Vitrectomia

É um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo, gel fluido que preenche o interior do olho. Com esta cirurgia é possível tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo como o descolamento da retina, hemorragia vítrea, retinopatia diabética, acidentes contusos ou perfurantes do globo ocular, dentre outras doenças.

Médicos especialistas em retina

Escolha a melhor opção para ser direcionado para o atendimento correto.

Fale com o Donato

Clique em um botão abaixo e fale com o time de atendimento.